Bom tarde a todos!

Como é sabido (sobretudo por aqueles que me conhecem), sou fã incondicional do Chef Ljubomir Stanisic (pela sua história de vida, pela sua forma de estar na vida – frontal, pelo seu sucesso, sem nunca esquecer que também esteve na “merda” como refere muitas vezes). Uma grande pessoa, por quem tenho uma enorme admiração!

A última vez que passei por Lisboa, entrei no 100 Maneiras para ver o espaço e tive a sorte de ver o Chef na sua cozinha mais o seu staff. Não passou disto, até porque naquele dia não era ideia parar para comer por lá (embora esteja na lista para tal num futuro próximo).

Recentemente abriu cá em São Miguel o Líquen by Ljubomir Stanisic, no mesmo espaço do já existente Furnas Lake Forest Living Hotel. Desde o dia em que ouvi que ia abrir o restaurante cá na ilha, meti na ideia que, em breve, iria ter uma experiência gastronómica neste espaço.

Ontem foi o dia!

Apesar de celebrar o meu aniversário hoje, 18 de Novembro, o jantar ficou marcado para o dia de ontem, dado que o restaurante está fechado à Segunda-feira e, assim, ficaria mais ajustado ser para a véspera. Assim, a minha cara-metade reservou com algumas semanas de antecedência para que pudéssemos ter este dia para nós.

E, nada melhor que chegar ao espaço e, ao fim de alguns minutos, deparar-me com o Chef Ljubomir, já sem a jaleca porque estava de saída, mas teve a simpatia de nos vir cumprimentar e desejar um bom jantar.

O espaço, todo muito bem decorado, também com o cunho pessoal do Chef, muito acolhedor, com líquenes a fazer parte da decoração (daí o nome).

Chegado o momento de escolher os pratos, foi-nos apresentada a ementa. Optamos por:

  1. Na mesa (manteigas do oceano e da agrofloresta, patê de fígado de vaca, pães daqui) – umas queijadas para abrir, com o famoso bolo lêvedo, quente e estaladiço, com um conjunto interessante de manteigas, em que gostei particularmente da ma que tinha uma pequena dose de álcool, algo que nunca tinha experimentado num condimento como a manteiga. Fantástica forma de abrir o jantar. 

    DSC04882

    Na mesa

  2. Rissol de lapas (recheio de lapas e ervas da agrofloresta, toque picante) – eu que não gosto de coisas picantes, até gostei bastante do rissol, valeu mesmo a pena a escolha! 

    DSC04889

    Rissol de lapas

  3. Coração selvagem V (queijo do Faial queimado, sweet chilli, mel da quinta com ervas da horta e frutos secos) – Simplesmente espectacular! Uma mistura possível de vários sabores e, o toque de mel com ervas da horta, ui… muitíssimo bom!!! 

    DSC04887

    Coração selvagem V

  4. Lapas com ganas (lapas grelhadas com molho de manteiga e maracujá) – Lapas, aquilo que quase toda a gente quer experimentar quando vem aos Açores… Eu, que já não comia lapas desde criança, achei este prato divinal! Um molho confeccionado pelo Chef. Recomendo totalmente! “Quero mais!!” – Foi a minha reacção quando retirei a última lapa! 

    DSC04894

    Lapas com ganas

  5. Operação Tentáculo (polvo com mel e especiarias, puré de inhame, óleo de folhas de inhame) – Sobre este prato, já tinha ouvido falar bem e mal, sobretudo pela quantidade/preço. Vieram dois tentáculos grandes, muito bem temperados e, sobretudo, quando se come polvo, muito tenros, portanto, vieram no ponto! Adorei os sabores e a forma como o prato vem apresentado! Estamos a falar de comida gourmet, mas as quantidades eram suficientes tendo em conta o tipo de experiência – vários pratos, vários sabores, portanto, perfeitamente normal e aceitável. Fantástico! 

    DSC04895

    Operação Tentáculo

  6. Vaca & cia. (tataki das nossas vacas, ovo a baixa temperatura, salteado de cogumelos e fígados da dita, espinafres frescos do nosso talhão) – Foi o prato que só decidimos após a chegada do prato acima mencionado… porque não sabíamos se íamos conseguir ter espaço para mais pratos. Assim, optamos por ir para um único prato de carne. E, confesso, foi o prato que não gostei tanto. Talvez por ser carne e estarmos já no final do jantar, o estômago já não aceitou tão bem a carne como os restantes. 

    DSC04903

    Vaca & cia.

  7. Pão-de-ló da Gorreana V (banana flamejada com aguardente vínica açoriana, espuma de hortelã) – Sobremesa espectacular! Uma vez mais, muito boa apresentação e muito saborosa! Um pão-de-ló diferente, para mais tarde voltar a experienciar.
DSC04908

Pão-de-ló da Gorreana V

 

Em relação ao atendimento, foi impecável! Se dúvidas existissem acerca dos pratos, o staff estava sempre pronto para responder.

Fiquem abaixo com alguns detalhes da decoração.

DSC04900

Decoração da mesa

DSC04912

Detalhes do restaurante

DSC04915

Livros do Chef

DSC04916

Detalhes do restaurante

IMG_3137

Cardápio

IMG_3138

Detalhes

IMG_3141

Líquenes

 

Assim, o Chef que vemos na TV, com o mais recente programa Pesadelo na Cozinha, a demonstrar um nível de exigência tal, com intuito de ajudar proprietários de restaurantes um pouco por todo o país, é exigente consigo próprio e com todo o seu staff, o que seria de esperar, tal foi o sucesso que atingiu nos últimos anos. Lá está, o restaurante está ali para que se proporcione ao cliente uma experiência gastronómica de outro mundo.

Chef Ljubomir, está de parabéns pelo conceito!!

Recomendo muito o restaurante!

Agora a vontade ficou também em visitar o 100 Maneiras. 😀

 

Localização:

Estrada Regional do Sul, Furnas Lake Forest Living

Lagoa Das Furnas, Azores, Portugal

296 584 107

Das 12h às 22h (fecha à Segunda-feira)

Um link curioso, a falar um pouco da história da amizade do Chef com os proprietários do Furnas Lake Forest Living.

 

Outras ligações:

Líquen by Ljubomir Stanisic – Facebook

Líquen by Ljubomir Stanisic – instagram

Ljubomir Stanisic – instagram

Furnas Lake Forest Living – instagram

2 thoughts on “Líquen by Ljubomir Stanisic

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s